Nesta última atividade você é convidado, juntamente com seu grupo, a elaborar um trabalho criativo, de modo a aplicar alguns recursos tecnológicos para a criação de um projeto colaborativo.
Os grupos poderão optar por fazer um blog ou um wiki, cujo tema seja o Módulo de Acolhimento. O objetivo é que os grupos apresentem os vários itens que constituíram o curso, como por exemplo: suas atividades, leituras sugeridas (obrigatórias e complementares), ferramentas exploradas (Moodle, Google Apps, wiki, blog, fórum etc.).
A organização das ideias fica totalmente a critério dos grupos. Os textos podem ser comentados, as ferramentas descritas e ilustradas etc. Pode-se fazer uma síntese da experiência com o Módulo. Aqui o que vale é a criatividade!
Vocês devem ler o texto didático a fim de tomarem conhecimento das várias formas como wikis e blogs podem ser explorados para fins de aprendizagem, bem como os passos a serem seguidos para construírem o blog ou o wiki. Confiram no texto Blog e Wiki: construindo novos espaços para a aprendizagem.
Esse texto é um verdadeiro manual! Os slides (disponíveis no CD-ROM) também ajudam muito.
Para a definição da ferramenta que optarão (blog ou wiki), bem como da organização do trabalho, os grupos devem se comunicar no fórum que foi criado especialmente para isso. E não esqueçam de que podem utilizar outros canais de comunicação para estruturarem o trabalho, como: MSN, skype, chat do Moodle, telefone etc.
Depois de pronto, um representante do grupo encaminha para o tutor o link de acesso ao blog ou ao wiki construído pelo grupo. Para isso, basta ir ao item Tarefas e encaminhar o endereço correto (onde consta o trabalho concluído) para que o seu projeto seja avaliado. Esses endereços serão divulgados na turma para que todos tenham a oportunidade de ver os outros trabalhos.
O prazo de conclusão é dia 15 de Outubro.
Caprichem!
A OPORTUNIDADE É VOCÊ!!!!
FAÇA POR MERECER,
APRENDA E DESENVOLVA NA EAD
Hoje em dia, existe a unanimidade de especialistas em reconhecer que as novas tecnologias da informação e da comunicação revolucionaram a educação à distância, possibilitando interações que abrem caminho para processos educacionais com elevado padrão de qualidade e que se refletem na educação presencial, dando-lhe uma nova dinâmica.
Assim, a Educação a Distância busca novos comportamentos de aprendizagem e novos estímulos perceptivos, estimulando o desenvolvimento das habilidades de ver, ouvir, sentir, expressar e compreender, mostrando que não é o mundo que é global, e sim, somos nós. Tornar familiar o que é estranho para nós, é um dos objetivos desse curso, conhecer e utilizar as ferramentas do ambiente virtual, a chance de compreender os conteúdos e ter sucesso no curso serão maiores.
O módulo de Acolhimento, como o nome diz está sendo um momento de acolhida, um caminho para colocar o aluno em contato com a Educação a Distância. Essa evolução foi possível pela harmonia de espaços e tempo de aprendizagem, trabalho individual e colaborativo, a produção de textos, sons e imagens.
Através das atividades realizadas, nós alunos desenvolvemos habilidades que serão necessárias no decorrer do curso, permitindo navegar e desbravar esse nosso universo de conhecimento, ensinando como sermos alunos à distância, como devemos nos portar diante de cada tarefa, e os meios que possamos utilizar para desenvolver com perfeita competência.
Tudo tem seu tempo, disto temos consciência.
Aprender a gerenciar é trabalho de paciência, mas levando os estudos a sério, consciência é fundamental neste momento, principalmente em um universo digital, é simplesmente perfeito, esplendoroso, como costuma dizer tecnologia a serviço da educação, e ter acesso. a tudo isso de uma forma sensata e correta.
Portanto, o módulo de acolhimento propôs um conjunto de atividades com grau de dificuldade crescente e no exercício inicial de exploração do ambiente virtual de aprendizagem - AVA Moodle, Ponto de Encontro - PDE e Google Apps, tais como: leituras, pesquisas, fóruns, relatos, produções colaborativas, blogs, hipertextos, dentre outras com características personalíssimas e dificuldades nítidas de bloqueio e resistência com relação às tecnologias, assim sendo, os professores-tutores tiveram e ainda tem um papel fundamental: o orientar e direcionar aos alunos todo processo de aprendizagem, diluindo dúvidas sobre o conteúdo teórico e atuando como apoiadores, no que se refere, ao desenvolvimento das atividades práticas no decorrer deste módulo.
A partir desta experiência, fizemos grandes vínculos com a intenção de relacionarmos uns com outros, e porque não dizer com o mundo, Neste diálogo frenético, houve a necessidade ou interesse, de cumprirmos com o nosso objetivo, desafiados em questões pessoais, mas sempre coerentes, em todas as decisões, de uma forma equilibrada para com todos.
Você visitante, tem a oportunidade de conhecermos, então o que estão esperando, faça uma visita ao nosso humilde blogger, e conheça as nossas tarefas já realizadas, cliquei no link: http://blogrupo5.blogspot.com/